Avançar para o conteúdo

Direção Pedagógica



Joaquim Vidal Santos

Natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais com o seu pai, aos 10 anos de idade. Em 1989 ingressou no Conservatório de Música do Porto, trabalhando particularmente com o professor Eddy Tauber. Durante este curso é selecionado para integrar a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, a Orquestra Portuguesa da Juventude, a Orquestra das Escolas Particulares e a Orquestra de Jovens Luso-Alemã, entre outras.

Em 1995 ingressou na Escola Superior de Música do Porto, onde estudou com o Professor Bohdan Sebestik. Nesse mesmo ano iniciou a sua experiência pedagógica lecionando a classe de trompa na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Seguiram-se Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde foi professor de trompa, orquestras e coros, Academia de Música de Castelo de Paiva, Escola Profissional de Música de Espinho, Conservatório de Música de Águeda, Conservatório Regional de Gaia e Instituto Piaget de Viseu, onde para além de trompa, lecionou entre 2012 e 2024 as cadeiras de Organização e Gestão do Ensino da Música e Pedagogia Vocacional da Música.

Como experiência orquestral trabalhou com a Orquestra Camerata do Porto, Orquestra Regional do Norte, Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto, Regie Orquestra do Porto, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Remix, Estúdio de Ópera da Casa da Música e em produções de Ópera do Porto 2001, Orquestra Filarmónica de Gaia, e com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música. Gravou e tocou em direto para a RTP e RDP.

Frequentou cursos e masterclasses de carácter internacional. Na Inglaterra, com Francis Markus e Julian Baker, trompa, e Jim Holmes em direção. Na República Checa, com J. Petrás, J. Havlík, C. Divóky, Z. Tylsar e Michel Stebleton. Em Portugal, com Adám Fiedrich, Carlos Martos, do Quinteto de Metais “Barquisimetal”, J. Petrás, Fergus McWilliam do Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmónica de Berlim. Em Itália, com o Professor Barry Tuckwell. E trabalhou ainda direção com Edgar Saramago, Florian Tottan e Délio Gonçalves.

Apresentou-se a solo e em Música de Câmara, nomeadamente com o Quarteto Concordas e o Douro Ensemble. Foi ainda membro fundador do Quinteto de Metais Monumentais Ensemble. Orientou os estágios da Orquestra de Jovens Bracara Augusta, entre outros.

É Licenciado em trompa pela Escola Superior de Música do Porto e Mestre em Música-Teatral, vertente de Direção Musical, pela Universidade de Sheffield, Reino Unido.

Ocupa o cargo de Diretor Pedagógico do Conservatório de Música de Águeda desde 2001, e é maestro fundador do Coro Sul Family (Coro de professores e ex-professores do Agrupamento de Escolas Águeda Sul).

CONTACTOS

Largo Dr. António Homem de Mello, 112, Águeda

+351 234 622 780

geral@conservatoriodeagueda.org


SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS

Segunda a sexta: 9h30 às 12h30 / 14h00 às 18h30

Segue-NOS: