
CORPO DOCENTE

Abílio Liberal
Tuba

Abílio Liberal
Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos de idade, na Escola de Música da Sociedade Musical Alvarense. Em 1995, ingressou no Conservatório de Música de Águeda, onde concluiu o 3º grau na classe de trombone do professor Fernando Baptista.
Em 1998, foi admitido na Escola Profissional de Música de Espinho, onde frequentou a classe de trombone do professor Hugo Assunção. Em 2000, passou a frequentar a classe de Tuba com o professor Avelino Ramos, e em 2002 com o professor Ilídio Massacote.
Nesta escola participou na Orquestra de Sopros dirigida pelo Maestro Kevin Wauldron, e em diversos estágios de Orquestra Clássica dirigida pelos Maestros Cesário Costa e Brian Schembri.
Frequentou a Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), na classe de tuba dos professores Sérgio Carolino e Eduardo Nogueroles. Na Orquestra Sinfonieta, pertencente à mesma escola, trabalhou com os seguintes maestros: António Saiote, Jan Cober e Barbara Francke.
Concluiu em 2008 a Licenciatura em Música, Variante de Instrumento, Ramo - Sopro (Tuba), na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.
Trabalhou em grupos de música de câmara, orientados pelos professores Abel Pereira, Hugo Assunção, Severo Martinez, Eduardo Nogueroles e Sérgio Carolino.
Participou em masterclasses de Trombone, orientadas pelos professores Hugo Assunção e Joseph Alessi.
Também na Tuba, participou em diversas masterclasses, orientadas pelos professores Anne Stella Viser, Mel Culbertson, Miguel Moreno, Alessandro Fossi, Sérgio Carolino, Eduardo Nogueroles e Roger Bobo.
Participou no 9º Estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, em Tomar, orientado pelo Maestro Octávio Mas Arocas.
Participou no I, II e III Estágio da Orquestra de Jovens do Concelho de Águeda, sob a orientação do Maestro Jonathan Costa, Vicente Soler Solano e Cesário Costa.
Participou em vários estágio de orquestra de sopros, nomeadamente: Estágio de Orquestra de Sopros do Conservatório de Águeda, sob direção de Luís Granjo; Estágio de Orquestra de Sopros da Bairrada, sob direção de Miguel Moreno e Tiago Abrantes; Estágios da Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, sob direção de Paulo Martins e Jan Cober.
Tem participado em vários concertos com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Filarmonia das Beiras e com a Orquestra do Norte.
Actualmente leciona Tuba no Conservatório de Música e Artes do Dão, na Escola Profissional da Jobra, e no Conservatório de Música de Águeda.

Alejandrina Ruiz
Violoncelo

Alejandrina Ruiz
Natural de Barquisimeto, Venezuela, iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos no “El Sistema de Orquestas de Venezuela”, onde frequentou aulas de teoria musical e canto. Mais tarde, especializou-se em violoncelo com o professor Luis Giménez Durán, integrando orquestras como a “Orquesta Franco Medina” e a “Orquesta Juvenil de Lara”. Prosseguiu a sua formação na “Academia Latinoamericana de Violonchelo”, em Caracas, e no Conservatório “Vicente Emilio Sojo”, em Barquisimeto, sob orientação do professor Samuel Pérez.
Durante este período, lecionou em diversas escolas do “El Sistema de Orquestas” da sua cidade, transmitindo o seu conhecimento a novas gerações de músicos.
Em 2017, mudou-se para Medellín, Colômbia, onde lecionou violoncelo na UNAC (Corporación Universitaria Adventista) até 2020. Nesse ano, estabeleceu-se em Portugal para iniciar os seus estudos na Universidade de Aveiro, concluindo a licenciatura na classe do professor David Cruz. Após a sua chegada a Portugal, fundou a Academia Virtual de Música “Musical Reflection”, onde ensina pessoas de todas as idades e de diferentes partes do mundo, incluindo Espanha, Alemanha, Inglaterra, Arábia Saudita, Estados Unidos, Porto Rico, Uruguai e Peru.
Desde então, tem colaborado com diversos ensembles e agrupamentos musicais em Portugal, participando regularmente na Orquestra do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.
Atualmente é professora no Conservatório de Música de Águeda.

André Santos
Fagote

André Santos
Natural de Santa Maria da Feira, teve o seu primeiro contacto com a música na Banda Musical de Souto, aos 11 anos.
Iniciou os seus estudos de fagote em 2005, com o professor Roberto Erculiani, na Escola Profissional de Música de Espinho.
Concluiu a licenciatura em Performance e o Mestrado em Ensino na Universidade de Aveiro, tendo estudado com Rui Lopes e com Pedro Silva.
Frequentou diversas masterclasses de fagote, nomeadamente com Franz Dorsam, Carolino Carreira, Roberto Giaccaglia, entre outros. Frequentou, em 2011, 2012 e 2013, o Crescendo Summer Institute, na Hungria, onde pôde trabalhar com Miháli Duffek e Koji Okasaki. Frequentou uma masterclasse de Música Contemporânea com Virgílio Oliveira, assim como uma masterclasse de palhetas com Giorgio Versiglia.
Colaborou com a Banda e Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Filarmonia das Beira e Art’Ensemble (formações de orquestra clássica, sinfónica, sopros e ensemble reduzido).
Participa regularmente em projetos de música de câmara (trio de palhetas e duo com percussão).
Dedica-se ao desenvolvimento do ensino do fagote, sendo atualmente professor no Conservatório de Música de Terras de Santa Maria, na Academia de Música de Arouca, onde fundou o curso do instrumento em 2013, na Academia de Música de São João da Madeira, e no Conservatório de Música de Águeda.
Frequenta o Mestrado em Administração de Organizações Educativas na Escola Superior de Educação do Porto, área pela qual tem desenvolvido especial interesse.
A par da sua atividade profissional, tem levado a cabo estudos de Teologia.

António Justiça
Guitarra

António Justiça
Natural de Ílhavo, iniciou os estudos de Música e de Guitarra como autodidacta, aos 10 anos de idade. Desde muito cedo fez parte de bandas de rock, onde desempenhou as funções de guitarrista, vocalista, letrista e compositor.
Mais tarde iniciou os estudos académicos no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, onde estudou Guitarra Clássica com o professor João Moita.
É Licenciado em Música - performance, na especialização de
Guitarra Clássica e Música de Câmara, pela Universidade de Aveiro, onde foi aluno dos professores Paulo Vaz de Carvalho (Guitarra) e António Chagas Rosa (Música de Câmara), e Mestre em ensino de Música - variante Guitarra Clássica e Música de Câmara, pela mesma Universidade de Aveiro.
Foi aluno participante em Masterclasses com relevantes nomes da Guitarra, tais como: Betho Davezac, Ricardo Gallén, José Luiz Ruiz del Puerto, Jorge Cardoso, Hopkinson Smith, Vítor Villadangos, Roberto Aussell, entre outros.
Tem-se apresentado ao público, a solo, em duo, integrado em grupos de Música de Câmara, com orquestra ligeira, com orquestra filarmónica e com bandas de rock, um pouco por todo o Portugal Continental, Região Autónoma dos Açores, Espanha,
França e Luxemburgo, tocando em festivais como o Festival Internacional de Guitarra de Ponferrada (Espanha), Douro Jazz Festival, Festivais de Outono, entre outros.
Gravou a solo e com grupos de Música de Câmara para a RDP - Antena2. Foi guitarrista da Orquestra Ligeira de Aveiro, foi e é membro/fundador de vários projetos, entre os quais, Síntese - Grupo de Música Contemporânea, com quem gravou o disco "2010", Vulto, Caracóis Com Cio, Delito, Traumatic Jazz Foundation (grupo de improvisação livre), AlJus, Trio Porteño, Patinho Feio com quem gravou os discos "Para não se estar calado" e "A verdade que convém", ambos editados digitalmente pela etiqueta Farol, e Fado Malvado, com quem editou o
álbum “Pontos de Passagem”.
Tem composto Música para Guitarra solo, Guitarra e Flauta, Duo de Guitarras e Música para Teatro.
É desde o ano de 2004, professor do ensino artístico especializado, tendo desenvolvido atividade pedagógica, no
Conservatório São José da Guarda, Conservatório Regional de Coimbra, Conservatório de Música da Bairrada, Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão de Viseu, Conservatório de Música de Águeda e Academia de Artes de Chaves.
Tem orientado várias masterclasses de Guitarra Clássica.
Atualmente é professor de Guitarra Clássica no Conservatório de Música de Águeda e no Conservatório de Música da Bairrada.

Bernardo Lima
Análise e Técnicas de Composição

Bernardo Lima
Natural de Angeja (Albergaria-a-Velha), iniciou os estudos musicais aos 11 anos.
É Mestre em Ensino de Música - variante de Análise e Técnicas de Composição (A.T.C.), com habilitação profissional a M28 e M29, desde Julho de 2020, pela Universidade de Aveiro, com a sua dissertação avaliada com nota máxima. É também Mestre em Composição e Teoria Musical pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (2017), instituição na qual também concluiu a licenciatura em Composição (2015). Foi aluno de Eugénio Amorim, Fernando Lapa, Filipe Vieira, Dimitris Andrikopoulos e Evgueni Zoudilkine.
Em 2012 obteve a Menção Honrosa no Concurso “Prémio de Composição Séc. XXI - Gustav Mahler” com a obra "Pensamentos" na categoria de música de câmara (prémio não atribuído).
Em 2015 foi finalista do "Prémio de Composição Casa da Música/ESMAE" com a obra “Toccata em Fuga Panorâmica” para 200 instrumentistas, dirigida pelo maestro Pedro Neves e gravada para a RTP/Antena 2.
A obra “Water Drop”, para Banda Sinfónica, foi premiada com o segundo prémio no "VIII Concurso Internacional de Composição" promovido pela Banda Sinfónica Portuguesa.
A suas obras, escritas para as mais variadas formações e resultando de variadas encomendas, têm sido estreadas, apresentadas e gravadas por reconhecidos músicos do panorama nacional como Ricardo Antão, Frederic Cardoso, João Casimiro Almeida, Vasco Dantas Rocha, Vitor Fernandes, entre outros.
Como arranjador, destaque para os arranjos para a Banda Amizade & Fausto Bordalo Dias, The Legendary Tigerman, Ela Vaz e Rui Oliveira, Clarinetes Ad Libitum, Brigada Victor Jara, Manuel Freire, Capicua, Virtus, Aurea, Carolina Deslandes e Rita Redshoes.
Paralelamente ao trabalho como compositor, tem explorado a direção musical, trabalhando com os maestros Douglas Bostock, Mark Heron, Rafael Vilaplana, Baldur Bronnimann, Artur Pinho Maria e Eugénio Amorim.
Como maestro convidado dirigiu o Ensemble de Música Contemporânea da ESMAE no Projeto CCRE - MPC, colaboração ESML-ESMAE-EU, com o qual gravou um CD em Maio de 2018.
É maestro assistente da Banda Amizade - Banda Sinfónica de Aveiro, professor de Análise e Técnicas de Composição e Formação Musical na Academia de Música da Fortaleza de Valença, no Conservatório de Música Terras de Santa Maria, e no Conservatório de Música de Águeda.

Bruno Rodrigues
Contrabaixo e Oi.E de Cordas

Bruno Rodrigues
Nasceu em Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, Açores. Aos 17 anos, ingressou na Escola Profissional de Artes de Mirandela, onde iniciou os seus estudos de contrabaixo sob a orientação do professor Alexandre Ioff e, posteriormente, com Alexandre Storojouk. Durante os seis anos em que estudou em Mirandela, participou ativamente em diversos estágios de orquestra, incluindo o Aproarte (1999, 2000 e 2001) e o Estágio da Orquestra de Jovens das Escolas de Música Portuguesas (1998, 1999, 2001 e 2002).
Em 2002, deu continuidade à sua formação académica na Universidade de Évora, na classe do professor Yuri Axenov. Nesse mesmo ano, começou a colaborar frequentemente como reforço na Orquestra Filarmonia das Beiras e na Orquestra Gulbenkian. Concluiu a sua Licenciatura na Universidade de Aveiro.
Em 2006, foi admitido na Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) como Solista B. Ao longo da sua colaboração com a OFB, teve a oportunidade de trabalhar com inúmeros artistas de renome nacional e internacional, tais como: Áurea, Vitorino, Janita Salomé, Rui Veloso, Jorge Palma, Nancy Vieira, Paulo de Carvalho, Mariza, Dulce Pontes, Carminho, Boss AC, José Mário Branco, Gilberto Gil, James, Ivan Lins, Mário Laginha, Filipe Raposo, Filipe Melo, José Carreras, entre outros.
Para além da sua dedicação à música erudita, Bruno Rodrigues tem explorado diversos géneros musicais, atuando também como baixista elétrico em vários projetos. Colaborou com Marcelo Johnson (rock-pop em português do Brasil) e gravou o álbum "Um passo à frente" com os Fadomorse (uma fusão de jazz, rock e elementos tradicionais), com quem realizou concertos no México (Ollin Khan Festival), na Malásia (Rain Forest Festival 2008) e em Espanha. Integrou a banda Gnomon, com a qual gravou o álbum "Jardim de Ferro" (world music com influências tradicionais). No âmbito do jazz, integrou o Combo de Jazz da Riff (tocando contrabaixo jazz), que foi premiado com uma menção honrosa de melhor combo no concurso da Festa de Jazz Do Teatro de São Luís. Com o projeto Flor da Pele (ballet-folk), gravou o disco "Entrelaços".
Atualmente, além de exercer a sua atividade como músico contrabaixista na Orquestra Filarmonia das Beiras, dedica-se ao ensino do contrabaixo no Conservatório de Música de Águeda e na Escola de Artes da Bairrada, e também leciona baixo elétrico no Palco Central, uma escola de música privada em Aveiro.

Cláudio Vaz
Formação Musical e Piano de Acompanhamento

Cláudio Vaz
Nascido a 25 de Maio de 1988 e natural da Guarda, Cláudio Vaz iniciou os seus estudos musicais em 1994, onde frequentou a Escola de Música do Centro Cultural da Guarda, tendo disciplinas de Formação Musical, Piano e Órgão. Já em 1999 iniciou uma carreira musical mais profunda no Conservatório de Música da Guarda, onde teve aulas de Piano e de Análise e Técnicas de Composição com a professora Eugénia Paula, inicialmente, e com o pianista Domenico Ricci mais tarde, Formação Musical com João Pedro Delgado, e ainda Acompanhamento com o pianista Luís Silva e o saxofonista Carlos Canhoto. Estudou acordeão, com a professora Helena Rodrigues no Centro Cultural da Guarda. Completando os oito graus, concluiu com sucesso o Conservatório terminando com média de 18 valores.
Em 2000 realizou um recital de piano como vencedor do 1º Concurso de Piano do Conservatório de Música da Guarda. Já em 2002 realizou inúmeros concertos de piano a 4 mãos. Conta com a participação em variadas ações de formação, workshops, etc, dos quais se destacam em 2001 a “Oficina de Etnografia” realizada no Paço da Cultura da Guarda, ou em 2003 “Instrumentos Musicais Populares Portugueses”.
Licenciado em Música no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, na área vocacional de Teoria e Formação Musical/Direção, orientado pelos professores Vasco Negreiros e Joaquim Branco (Teoria e Formação Musical) e António Vassalo Lourenço (Direção). Frequentou Masterclasses de estudos de Jazz, na área de piano, orientados por Mário Laginha, Luís Figueiredo, entre outros, tendo abordado improvisação e harmonia Jazz. Possui o Mestrado em Música para o Ensino Vocacional na Universidade de Aveiro, área específica de Formação Musical, orientado pelo Prof. Dr. Paulo Rodrigues.
Desde 2007, integra variados projetos musicais na área do Jazz, Música Portuguesa e Fusão, onde para além de pianista também executa trabalhos como acordeonista. Estreou em 2008 na praça 5 de Outubro em Albergaria-a-Velha, um novo e aliciante projecto intitulado “Música na Rua”. Daí nasceu o projeto “Claminus”. Em 2009, o grupo deslocou-se a França, mais propriamente a Erstein, onde actuou no Festival du Sucre, com a presença de mais de 15.000 visitantes. Lançou com este grupo em 2013 o 1º CD intitulado “Inquietudes”. É elemento fundador dos Entr’amis Quartett, tendo já gravado o 1º disco inspirado na obra de Claude Bolling. Na área da música tradicional, trabalhou como coordenador musical do grupo de cantares tradicionais etnográficos “As Camponesas de Aldeia do Bispo” desde 1997, tendo gravado em 2007, o disco “À luz da candeia”. Integra o projeto “Vínculos” juntamente com João Vilão (trompete) e Angélica Olivo (violino). Atuou com algumas referências vocais da música portuguesa como Simone de Oliveira, Paulo de Carvalho, a soprano Carla Bernardino, o barítono Miguel Rodrigues, o tenor Sérgio Martins, Ana Laíns, Miguel Ângelo (Delfins), Ricardo Fino, Miguel Gameiro (Pólo Norte), Berg, mas também referências do canto lírico como os barítonos Tiago Matos, Luís Rendas Pereira, os tenores Paulo Lapa, Sérgio Martins, as sopranos Carla Bernardino, Susana Milena, entre muitos outros. Colaborou em 2019 na conceção e realização da banda sonora do filme português “Para além da memória” e em 2020 na peça “Mulher”, ambas as obras do realizador Miguel Babo. Conquistou o 1º lugar no Prémio Helena Sá e Costa (2019) em formação de câmara com os percussionistas Daniel Araújo e Jorge Pereira.
Mantém a par da docência uma intensa atividade como pianista acompanhador (Concursos, Recitais de Música de Câmara, Masterclasses, Cursos de aperfeiçoamento, etc.). Destacam-se o Concurso de Canto Lírico “Os Rotários”, Concurso nacional de instrumentos de sopro “Terras de La Salette”, o Concurso Marília Rocha, o Concurso “Paços Premium”, o Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva, o Prémio de Interpretação Frederico de Freitas, o Prémio Jovens Músicos, a convenção Research Hands on Flute, o Prémio Bomtempo, Festival Ourearte e o Festival Ibero-Latino-Americano. Neste contexto já trabalhou com variados solistas de renome nacional e internacional, entre os quais a oboísta Joana Soares, Luís Matos os flautistas Nuno Inácio, Claudia Walker, Ana Maria Ribeiro, Paolo Taballione, Bonnie McAlvin, Herlander Sousa, Gil Magalhães, Rui Matos, os trompetistas Pacho Flores (artista Deutsche Grammophon), João Vilão, Leandro Rocha, o trombonista Ximo Vicedo, os violinistas Angelica Olivo, Tomás Costa, entre muitos outros. Trabalhou sob a batuta dos maestros Douglas Bostock, António Vassalo Lourenço, Ernst Schell, António Saiote, Óscar Saraiva, entre outros. É pianista acompanhador no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro desde 2014 e no Conservatório de Música de Águeda desde 2008. Realizou funções como pianista acompanhador no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, na Academia de Música da Feira, no Curso Profissional de Sopros e Percussão da Jobra, no Conservatório de Artes da Bairrada, Conservatório de Música e Artes do Dão e Conservatório de Música de Belmonte.
A nível pedagógico, foi docente na Escola de Música Filarmónica União de Oliveira do Bairro (2008/2009), trabalhando como pianista acompanhador, professor de Formação Musical, e orientador do Coro Infantil. Ainda neste ano, representou Portugal juntamente com Nuno Silva (Trompete), no IP Groningen (Intensive Project) na Holanda, onde participou em imensos workshops de pedagogia, e actividades performativas com Pedagogos de Leipzig (Alemanha), Malmö (Suécia), Oslo (Noruega), Tallin (Estónia), Groningen (Holanda) e Aveiro (Portugal). Ao abrigo deste projecto realizou variados concertos no Prince Claus Conservatorium e lecionou no Zernike College school. Em Março de 2011 fez parte da organização deste mesmo evento, realizado em Portugal. Em 2022 integrou o júri do concurso Prémio Solista da Academia de Artes de Chaves. Lecionou Formação Musical na Academia de Música da Feira, na Escola de Música da Banda da Quinta do Picado e trabalhou com as Pré-Iniciações do Curso Livre do Conservatório de Música da Jobra. Além de pianista acompanhador, leciona desde 2009 a disciplina de Formação Musical no Conservatório de Música de Águeda.

Daniel Leão
Viola d'Arco e Violino

Daniel Leão
Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música da Madeira, em violino, tendo posteriormente frequentado o mesmo curso no Conservatório Nacional de Lisboa. Mais tarde, transitou para viola d'arco e frequentou o Curso geral na Academia de Música de Espinho e o Curso de Prática Orquestral na Escola Profissional de Música de Espinho.
Possui a Licenciatura em Viola d'Arco pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.
Foi membro do Quarteto "Suggia", da Orquestra de Câmara da Oficina Musical, da Camerata Musical do Porto e da Orquestra do Norte. Colaborou ainda com as seguintes orquestras: Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Regie Sinfonia, Orquestra Sinfónica da RDP, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Clássica da Madeira e Orquestra Metropolitana de Lisboa.
Concluiu o mestrado em ensino da música na Universidade de Aveiro.
Atualmente é membro da Orquestra Filarmonia das Beiras, e leciona na Academia de Música de Vale de Cambra e no Conservatório de Música de Águeda.

Daniel Moreira
Percussão

Daniel Moreira
Natural de Branca (Albergaria-a-Velha), iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Associação Recreativa e Musical Amigos da Branca (ARMAB).
Aos 13 anos ingressa no Conservatório de Música de Aveiro, na classe do Professor Vasco Rodrigues, tendo concluído em 2006 o 8º grau na classe do Professor Paulo Oliveira.
Participou em diversas Masterclasses de Percussão, orientadas por conceituados professores, tais como: Miguel Bernat, Mário Teixeira, Paulo Oliveira, Luís Oliveira, Olivier Pelegri, Denis Riedinger, Philippe Spiesser, Jean François-Lezé, Manuel Campos, Nuno Aroso, Fredrik Bjorlin, Scotty Horey, entre outros.
Teve a oportunidade de colaborar com diversas orquestras e agrupamentos musicais de diferentes estilos, como por exemplo a Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica da Universidade de Aveiro, ou o grupo de Percussão contemporânea Drumming, tendo trabalhado com maestros como Paulo Martins, Ernst Schelle, Rui Massena, Luís Carvalho, André Granjo, António Vitorino de Almeida, Teo Aparício Barberán, Alexander Chernushenko, António Vassalo Lourenço, Osvaldo Ferreira, entre outros.
Concluiu em 2015 a Licenciatura em Música - Percussão (vertente performance), na Universidade de Aveiro, tendo como docentes responsáveis, os professores Mário Teixeira e Rui Gomes. Em Julho de 2017, concluiu o Mestrado em Ensino de Música - Percussão (vertente ensino), também na Universidade de Aveiro.
Apresenta-se regularmente em público com diferentes projetos de música de câmara, e é membro integrante da Banda de Música da ARMAB, com a qual já obteve diversos prémios, tanto em concursos nacionais como internacionais. É igualmente membro integrante da Banda de Música do Grupo Desportivo e Cultural da Ribeira de Fráguas, e mantém também uma colaboração regular com a Orquestra Filarmónica Portuguesa e com a Orquestra Filarmonia das Beiras.
Atualmente exerce funções docentes na Academia de Música de São João da Madeira e no Conservatório de Música de Águeda.

David Leão
Flauta Transversal

David Leão
Nasceu em Avanca, em 1979, vila onde inicia os seus estudos musicais aos 7 anos, na escola de música local.
Com 10 anos, integra a classe de flauta transversal do professor António Ribeiro. Prossegue a sua formação na Escola Profissional de Música de Espinho, com o professor Jorge Correia, e na Escola Superior de Música de Lisboa, com o professor Olavo Tengner Barros. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian enquanto aluno destas duas escolas.
Frequentou masterclasses com os professores Jorge Karievski, Sophie Cherier, Patrick Gallois, Trevor Wye, William Benett, entre outros.
Ainda como estudante, frequentou vários estágios de orquestra, tais como: Orquestra de Sopros de Aveiro, Orquestra das Escolas de Música Particulares, Sinfonieta do Porto, Orquestra da Escola Superior de Música de Lisboa, e tocou num total de oito vezes a solo com a Orquestra de Câmara de Espinho. Trabalhou com as seguintes orquestras: Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra da Ópera Nova, Orquestra do Norte e Banda Sinfónica Portuguesa.
Paralelamente, começou a trabalhar em vários projetos com uma linguagem bastante eclética, que vai desde a música tradicional ao rock, mas centrada sobretudo, nas raízes musicais portuguesas. Destes trabalhos destacam-se: Fadomorse (4 CD’s, 1 EP), Mediterrâneo (1 CD), Gnomon (1 EP, 1 CD), Xícara (1 EP) e ADUF (1 DVD), tendo também participações com outras bandas e discos.
Em 2011, participou com a Banda Sinfónica Portuguesa no Wold Musik Contest em Kerkrad (Holanda), onde a referida Banda conquistou o 1º lugar com a pontuação mais alta de sempre na história deste concurso.
É docente de flauta transversal no Conservatório de Música de Águeda.

Davide Amaral
Guitarra e Guitag Ensemble

Davide Amaral
Nasceu em Águeda, em 1979, e é músico, professor e compositor. Começou os seus estudos musicais de forma autodidata, seguindo-se o ingresso no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. É licenciado em guitarra pela Universidade de Aveiro, onde estudou sob a orientação de Paulo Vaz de Carvalho.
Foi premiado no 1.º Concurso Legato de Guitarra Clássica (1999) e no 1.º Concurso de Guitarra em Hinojosas de Calatrava (Espanha, 2004). Ao longo da sua carreira, participou em várias masterclasses com guitarristas renomados, como José Diniz, João Moita, Fábio Zanon (Brasil), Henrique Pinto (Brasil), Betho Davezac (Uruguai), Ricardo Gallen (Espanha), Javier Riba (Espanha), Victor Villadangos (Argentina), Roberto Aussell (Argentina), Jorge Cardoso (Argentina) e Yamandu Costa (Brasil). Apresentou-se, tanto a solo quanto em pequenos grupos de câmara, em diversos locais de Portugal, Espanha e, mais recentemente, na Suécia.
Colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, sob a direção de Ernst Shelle e António Vassalo Lourenço. Integra vários grupos musicais, incluindo Al Jus, um duo de guitarras com António Justiça; Fado Malvado, com o qual editou o álbum Pontos de Passagem; Amarela, ao lado de Inês Lamela (voz) e Luís Cardoso (saxofone); e desde 2024, colabora com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.
Publicações:
- “PIMA – 20 peças de iniciação à guitarra”, editado pela AVA – Musical Editions (2010).
Gravações:
- Jota Ginja, o quase ninja (2019);
- A misteriosa coleção de bolinhas de cotão do umbigo (2022);
- Fado Malvado – Pontos de Passagem (2022).
Atualmente, é professor de guitarra e de classes de conjunto no Conservatório de Música de Águeda e na Escola de Artes da Bairrada (Oliveira do Bairro).

Fábio Matos
Trombone

Fábio Matos
Iniciou o seu percurso musical no ano de 2000, com 10 anos de idade, na Escola de Música da Banda Filarmónica de São Miguel de Souto (Banda da sua Freguesia). Nesta associação teve o seu primeiro contacto com o trombone, sendo aluno do professor Daniel Dias.
Com 11 anos de idade, ingressou na Academia de Música de Santa Maria da Feira, onde completou o 4º Grau, sendo orientado em trombone pelo professor Daniel Dias.
Em 2002 foi admitido nas provas de acesso para a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, agrupamento dirigido pelo maestro Paulo Martins.
Com 14 anos de idade (2004), transitou para trombone baixo, realizando um ano depois, provas de acesso para a Escola Profissional de Música de Espinho, sendo admitido nessa Escola. Aí realizou o Curso de Prática Orquestral, participando na Orquestra Clássica de Espinho no segundo e terceiro ano do curso.
Em 2007, participou no 8º Estágio Nacional da Orquestra APROARTE, sob a direção do Maestro Ernest Shelle, e tendo como solista o violinista Boris Belkin.
Participou também na Orquestra BISYOC em Inglaterra no ano de 2008, sendo orientado, neste estágio, pelo professor de trombone Manuel Vieira. No mesmo ano (2008), ingressou na Universidade de Aveiro, na vertente de performance, onde concluiu a Licenciatura em 2011, e o mestrado em Ensino de Música em 2013. Nesta instituição foi orientado pelo professor de instrumento Jarrett Butler. No decorrer do seu percurso na Universidade fez parte da Orquestra Sinfónica e da Orquestra de Sopros.
Como experiência pedagógica, teve a sua primeira oportunidade de lecionar no ano letivo 2006/2007, na Escola de Música da Banda Musical de São Miguel de Souto, e desde que concluiu a licenciatura em 2011, em diversas instituições de ensino oficiais e não oficiais.
Profissionalmente íntegra alguns projetos, como a OPORTO Big Band, Banda e Orquestra Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, bem como realiza diferentes programas com a Orquestra Filarmonia das Beiras e com a Orquestra Clássica do Centro.
Atualmente é professor de trombone no Conservatório de Música Terras de Santa Maria, na Academia de Música de Cantanhede e no Conservatório de Música de Águeda.

Filipe Silva
Acordeão

Filipe Silva
Ingressa aos 13 anos no Conservatório de Música de Aveiro, para estudar saxofone, e paralelamente desenvolve um trabalho de grupo com mais três músicos na área do acordeão diatónico.
Estabelece contacto próximo com o músico Gabriel Gomes (acordeonista do grupo Madredeus), com quem trabalha no âmbito performativo e de produção musical.
Interrompe os seus estudos musicais para estudar Gestão de Empresas, regressando depois ao ensino superior para frequentar a Licenciatura em Música - Instrumento (acordeão diatónico), no Instituto Superior Jean Piaget de Viseu. No ano seguinte faz uma pós-graduação em Musicoterapia pelo Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra.
É músico fundador, compositor e produtor do grupo Danças Ocultas, com o qual gravou vários CD’s, nomeadamente: “Danças Ocultas” (EMI – 1996), “Ar” (EMI – 1998), “Travessa da Espera” (L'Empreinte Digitale – 2002), “Pulsar” (MagicMusic Records – 2004), e “Tarab” (Numérica – 2009).
Participou igualmente no Livro “Alento” (Assírio & Alvim - 2003) como interveniente.
Em 1994, com Danças Ocultas, participa em dois espectáculos do grupo Madredeus, e em 1996 tem oportunidade de atuar no palco principal do Festival de Vilar de Mouros.
O espetáculo “Lumières de Accordéon”, estreado em 1999 no Arsenal de Metz, proporciona trabalhar com o conceituado acordeonista contemporâneo Pascal Contet.
Com a Companhia Paulo Ribeiro, inicia no ano 2000 o projeto de música para dança contemporânea, com o espetáculo “Tristes Europeus”, que se manteve em cena durante dois anos, e em 2004 trabalha para o Ballet Gulbenkian com o espectáculo “ White”, que esteve em cena durante um ano. A ligação à dança contemporânea permanece em participações pontuais com Ballet de Lorraine - Nancy.
Diversas parcerias artísticas com Kepa Junkera, Renato Borghetti, Ricardo Tesi, e Martin Lubenov, oferecem o contacto com nomes importantes na área do acordeão cromático e diatónico.
Em 2006, trabalha com Stéphane Milleret, Pedro Pascual, Celina Piedade e Marc del Pino, em workshops de improvisação e harmonização modal.
Em 2007, trabalha para a Câmara Municipal de São Pedro do Sul como professor de atividades de enriquecimento curricular, e inicia com a Companhia de Música Teatral - onde trabalha com Paulo Maria Rodrigues - o espetáculo “Grande Bichofonia” como intérprete e co-autor musical. É também intérprete e co-autor musical da peça “Corpo Todo” - espetáculo com crianças portadoras de paralisia cerebral, dirigido por Tim Yealland – estreada na Casa da Música.
Em 2008, faz o curso de animadores musicais da Casa da Música, onde trabalha com Tim Steiner, Paul Griffiths e Samantha Mason, os módulos de improvisação, música de conjunto e liderança de experiências musicais criativas com comunidades.
Em 2009, compõe obras para formação de acordeão diatónico e orquestra clássica estreado em Coimbra com a Orquestra Clássica do Centro, e é responsável pela criação, coordenação e produção artística do musical “A volta ao mundo em 1873 compassos” – D´Orfeu Associação Cultural.
Recentemente participou como intérprete no vídeo “Libertango” de Johnwaynes.
Atualmente leciona no Conservatório de Música da Bairrada e no Conservatório de Música de Águeda.

Herlânder Sousa
Flauta Transversal

Herlânder Sousa
Iniciou os seus estudos musicais aos nove anos, na Banda Filarmónica Gafanhense. Aos treze anos, entrou no Conservatório de Música de Aveiro na classe de flauta transversal da professora Ana Ribeiro, onde estudou oito anos. Posteriormente, em 1997, ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com o professor Olavo Barros, tendo mais tarde concluído a Licenciatura.
Em 1998/1999 e 1999/2000, concorreu ao Concurso "Prémio Jovens Músicos" (nível solístico), e obteve o terceiro prémio; na Categoria de Música de Câmara, obteve o segundo prémio em 2001/2002.
Tem sido regularmente convidado a tocar em várias Orquestras Profissionais, nomeadamente a Orquestra Nacional do Porto, o Remix Ensemble, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, a Filarmonia das Beiras, entre outras.
Apresentou-se a solo com a Filarmonia das Beiras sob a direção do consagrado músico Patrik Gallois, e com a Orquestra do Conservatório de Aveiro e Orquestra de Fornos.
Atualmente encontra-se a aperfeiçoar os seus estudos com o flautista Vicens Prats, em Paris.
Leciona na Academia de Música de Santa Maria da Feira, na Academia de Música Costa Cabral, e no Conservatório de Música de Águeda.

Joaquim Vidal
Direção Pedagógica

Joaquim Vidal
Natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais com o seu pai, aos 10 anos de idade. Em 1989 ingressou no Conservatório de Música do Porto, trabalhando particularmente com o professor Eddy Tauber. Durante este curso é selecionado para integrar a Orquestra do Conservatório de Música do Porto, a Orquestra Portuguesa da Juventude, a Orquestra das Escolas Particulares e a Orquestra de Jovens Luso – Alemã, entre outras.
Em 1995 ingressou na Escola Superior de Música do Porto, onde estudou com o Professor Bohdan Sebestik. Nesse mesmo ano iniciou a sua experiência pedagógica lecionando a classe de trompa na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo. Seguiram-se Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, onde foi professor de trompa, orquestras e coros, Academia de Música de Castelo de Paiva, Escola Profissional de Espinho, Conservatório de Música de Águeda, Conservatório Regional de Gaia e Instituto Piaget de Viseu, onde para além de trompa, lecionou entre 2012 e 2024 as cadeiras de Organização e Gestão do Ensino da Música e Pedagogia Vocacional da Música.
Como experiência orquestral trabalhou com a Orquestra Camerata do Porto, Orquestra Regional do Norte, Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto, Regie Orquestra do Porto, Orquestra Clássica do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Remix, Estúdio de Ópera da Casa da Música e em produções de Ópera do Porto 2001, Orquestra Filarmónica de Gaia, e com a Orquestra Sinfónica da Casa da Música. Gravou e tocou em direto para a RTP e RDP.
Frequentou cursos e masterclasses de carácter internacional. Na Inglaterra, com Francis Markus e Julian Baker, trompa, e Jim Holmes em direção. Na República Checa, com J. Petrás, J. Havlík, C. Divóky, Z. Tylsar e Michel Stebleton. Em Portugal, com Adám Fiedrich, Carlos Martos, do Quinteto de Metais “Barquisimetal”, J. Petrás, Fergus McWilliam do Quinteto de Sopros da Orquestra Filarmónica de Berlim. Em Itália, com o Professor Barry Tuckwell. E trabalhou ainda direção com Edgar Saramago, Florian Tottan e Délio Gonçalves.
Apresentou-se a solo e em Música de Câmara, nomeadamente com o Quarteto Concordas e o Douro Ensemble. Foi ainda membro fundador do Quinteto de Metais Monumentais Ensemble. Orientou os estágios da Orquestra de Jovens Bracara Augusta, entre outros.
É Licenciado em trompa pela Escola Superior de Música do Porto e Mestre em Música-Teatral, vertente de Direção Musical, pela Universidade de Sheffield, Reino Unido.
Ocupa o cargo de Diretor Pedagógico do Conservatório de Música de Águeda desde 2001, e é maestro fundador do Coro Sul Family (Coro de professores e ex-professores do Agrupamento de Escolas Águeda Sul).

Jonathan Costa
Oboé

Jonathan Costa
Filho de pais portugueses, nasceu na Venezuela em 1982. Aos 4 anos de idade vem para Portugal, mais propriamente para Fermentelos, terra natal de seus pais, e inicia os seus estudos musicais aos 6 anos. Posteriormente ingressou no Conservatório de Música de Águeda, onde para além das disciplinas de Ciências Musicais, estudou clarinete. Neste período, participou em Concertos com a Orquestra Ligeira do Conservatório, dirigida pelo falecido Professor Fernando Valente.
Foi membro do Grupo de Instrumentos de Sopro de Coimbra, dirigido pelo Maestro Adelino Martins, com o qual realizou diversos Concertos nas principais cidades do País e também no estrangeiro, nomeadamente em Itália.
Com apenas 16 anos de idade, assumiu a Direcção Artística da Banda Juvenil da Banda Marcial de Fermentelos, cargo onde obteve considerável êxito. Mais tarde é convidado a dirigir a Banda Filarmónica de Magueija (Lamego).
Em 1998 foi admitido no Curso de Prática Orquestral, na Escola Profissional de Música de Espinho, onde estudou oboé sob a orientação do Professor Aldo Salvetti. Nesta escola, participou em estágios e concertos da Orquestra de Sopros, dirigida pelo professor Kevin Wauldron, e da Orquestra Clássica, sob a direção dos Maestros Cesário Costa e Brian Shembri. Com esta Orquestra, participou em 1999, no Festival Internacional de Orquestras de Jovens em Múrcia (Espanha), e em 2002, no “Aberdeen International Youth Festival”, na Escócia, tendo sido seleccionado para integrar a Orquestra do Festival, constituída por instrumentistas de todos os países participantes e dirigida pelo Maestro Roland Kieft. Participou também no 2º Estágio Nacional de Orquestra APROARTE, realizado em 2000, sob a direção do Maestro Ernst Schell, bem como no 1º Festival de Música de Câmara da Beira Interior. Tem feito parte de várias Orquestras, na qualidade de músico convidado, tais como, Orquestra Clássica da Escola Profissional de Música de Espinho, Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra do Salão Jardim do Coliseu do Porto, Orquestra de Câmara de Coimbra, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica das Scolas de Música Particulares, Orquestra Clássica de Espinho, Banda Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, entre muitos outros agrupamentos.
É Licenciado em Instrumentista de Orquestra (oboé), pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), onde estudou com o Professor Ricardo Lopes. Enquanto aluno desta Escola, realizou Estágios e Concertos com a Orquestra Sinfonieta, tendo trabalhado com os Maestros António Saiote, Omri Hadari, Yuri Nasushkin, Robertas Servenikas, entre outros. Além dos maestros atrás referidos, trabalhou igualmente com outros maestros importantes em várias outras formações - Jean -Sebastian Bereau, Rui Massena, Osvaldo Ferreira, Virgílio Caseiro, - e solistas famosos - Eliot Lawson, Jean Jacques Kantaurow, Cecília Fontes, Nuno Inácio, António Rosado, Pedro Burmester, Bárbara Dória, Daniel Rowland, Ryszard Woycicki, Helena Vieira, Carlos Guilherme, Giovanni D'Amore, Rão Kiao, Pedro Caldeira Cabral, Ana Paula Russo, entre outros.
Tem complementado a sua formação participando em Cursos de Aperfeiçoamento Musical, com destacados oboístas, tais como, Andreas Wittmann, Stephan Schilli, Ricardo Lopes, Emanuel Abbuhl, Alex Klein, Ole-Henrik Dahl, Omar Zoboli, Christian Wetzel e Guy Laroche.
Estudou na Suécia na “Musikhogskolan I Malmo” - Academia Superior de Música de Malmo, tendo efectuado Concertos com a Orquestra Sinfónica da Academia, sob a batuta do Maestro Jaako Kuusisto.
Frequentou, o Curso Livre de Direção de Orquestra na Universidade Católica Portuguesa (Porto), sob a orientação do Maestro Cesário Costa. Teve aulas de Direção Coral com a professora Barbara Francke. Na qualidade de participante, frequentou os Cursos de Direção de Orquestra no Conservatório Superior de Música de Gaia, orientado pelo Maestro Arnold M. Kats, e na Orquestra Filarmonia das Beiras, sob orientação do Maestro Vasco Pearce de Azevedo. Participou em Águeda, nos Cursos de Direção Coral com os Maestros Edgar Saramago e Vasco Negreiros. Presentemente estuda Direção de Orquestra com o Maestro Jean Marc Burfin.
Frequentou aulas de Piano no Conservatório de Música de Águeda.
Já participou em programas da TV na qualidade de músico e também de Maestro.
A sua atividade musical tem-lhe permitido participar em Concertos em vários pontos do território nacional e também em Espanha, França, Escócia, Itália, Suécia, Estados Unidos da América, Açores e Madeira.
Dirige presentemente a Banda Recreativa União Pinheirense, a Orquestra Juvenil e a Orquestra Ligeira da referida Banda, sendo também o responsável pela Escola de Música, e criou a Orquestra de Jovens do Concelho de Águeda na qual é Director Artístico e Maestro Titular e com a qual já gravou 2 CDs um dos quais com a participação do Tenor Português Carlos Guilherme.
Lecionou no ATL (Atividades de Tempos Livres) de Fermentelos, desenvolvendo funções no ensino da música a crianças a partir dos 5 anos, e na Escola de Música “Notas Soltas” em Albergaria-a-Velha.
É Professor da classe de Oboé no Conservatório de Música de Águeda, no Conservatório de Música da Jobra (Branca - Albergaria-a-Velha) na Escola Profissional de Música de Espinho, Professor de Música nas Escolas Básicas de São João de Loure, diretor artístico do agrupamento musical que abrilhanta as cerimónias oficiais da Universidade de Coimbra e 1º Oboé da Orquestra Clássica do Centro em Coimbra.

Mafalda Lopes
Clarinete

Mafalda Lopes
Iniciou os estudos musicais em clarinete na Sociedade Filarmónica de Crestuma (Vila Nova de Gaia), com os professores Rufino Moura e Manuel António Moura. Em 1995 ingressou na Fundação Conservatório Regional de Gaia na classe do professor Nuno Pinto, concluindo o curso complementar em 2003. Durante este percurso, participou na Orquestra Clássica sob a orientação de Mário Mateus, e na Orquestra de Sopros sob a orientação de Saúl Silva e Lino Pinto. Em Maio de 2001 obteve o 2º Prémio de Clarinete no Concurso Interno.
No ano letivo 2002/2003, frequentou o 1º ano do curso de Música - Ensino de Clarinete, na Universidade de Aveiro, sob a orientação de Luís Silva e música de câmara com David Wyn Lloyd.
Em 2003 foi admitida na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, tendo concluído em 2007 o Bacharelato em clarinete na classe do professor Nuno Pinto. Em 2008, concluiu a Licenciatura na classe do professor António Saiote. Fez parte da Orquestra de Clarinetes Invicta All Stars e da Orquestra Sinfonieta. Participou em vários grupos de música de câmara sob a orientação dos professores Sofia Lourenço, Jaime Mota e Nuno Pinto.
Complementou a sua formação participando em diversas master classes de clarinete com Aleksander Romanski, António Saiote, Nuno Pinto, Carlos Alves, Luís Carvalho, José Ricardo Freitas, Luís Filipe Santos, Tiago Abrantes, Bruno Graça, Josep Fuster, António Rosa, Stéphane Hascoët, Michel Arrignon, Alain Damiens, Henri Bok, Justo Sanz e Venancio Rius.
Integrou diversas orquestras de jovens tais como: Orquestra de Jovens de Águeda, Banda Sinfónica da Feira, Estágio da Orquestra Nacional de Sopros dos Templários 2002 e 2003, 2º Estágio de Formação de músicos da FTDBF em Vila Real 2005; Festival Internacional de Música de Gaia entre 1998 e 2005 e Estágio da Orquestra de Sopros da Bairrada 2005. Tendo trabalhado com os maestros: Florin Totan, Jan Cober, Zoltán Santa, Peiralberto Cattaneo, Hélder Tavares, Lino Pinto, Mário Mateus, Tiago Abrantes, António Saiote, Fernando Ribeiro, José Manuel Brito, Vicente Soler Solano, Nayden Todorov, Manuel Matos Ruivo, José Ricardo Freitas, Octavio Mas Arocas, Saúl Silva, Ramiro Lopes, Manuel Ivo Cruz, Délio Gonçalves, Rodolfo Saglimbeni.
Lecionou a disciplina de Expressão Musical desde 2008 até 2011 no âmbito das atividades de enriquecimento curricular, nos agrupamentos de escolas de Albergaria-a-Velha e São João de Loure.
Em 2012 concluiu o Mestrado em Ensino de Música (Clarinete) na Universidade de Aveiro.
Lecionou a disciplina de Clarinete no Conservatório Regional de Coimbra desde Setembro de 2012 até Agosto de 2015.
Fez parte do Clarinetíssimo Ensemble sob a orientação de Hélder Tavares.
Ao nível do ensino do clarinete, destaca-se a motivação, entusiasmo e notável evolução técnica e artística dos seus alunos, que resultaram em diversos prémios alcançados por estes em distintos concursos nacionais e internacionais (XVI Concurso Internacional de instrumentos de Sopros de Oliveira de Azeméis 2025, XVIII Concurso Internacional Paços ´Premiun 2025, Concurso Nacional de Jovens Clarinetistas 2024, XV Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro – Oliveira de Azeméis 2023, XIV Concurso Luso-espanhol de Fafe 2022, 1º Concurso Arpejo Editora 2022, V Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva 2022, XI Concurso Nacional jovens Clarinetistas 2021, XII Concurso Luso-espanhol de Fafe 2019, IX Concurso Nacional jovens Clarinetistas 2019, XIV Concurso Internacional Terras de La Salette 2019, VIII Concurso Nacional jovens Clarinetistas 2018, entre outros).
Atualmente leciona a disciplina de clarinete na Escola de Música da Banda Velha União Sanjoanense, cargo que ocupa desde 2006, e no Conservatório de Música de Águeda desde Setembro de 2010.

Miguel Rodrigues
Canto, Coro Juvenil e Orquestra Clássica

Miguel Rodrigues
Natural de Albergaria-a-Velha, nascido a 1987, inicia os seus estudos musicais aos 6 anos de idade no Conservatório de Música da Jobra.
Em 2002 conclui o 5.º Grau de Piano com a classificação final de 20 valores. No mesmo ano, inicia os seus estudos de canto com a professora Ângela Alves (Soprano).
Em 2006 conclui o Curso Complementar de Formação Musical em regime articulado. No mesmo ano é admitido na Universidade de Aveiro na Licenciatura em Piano e Canto.
Foi, desde 2000 até 2008, elemento da direção musical do Grupo Coral Infantil de Albergaria-a-Velha.
Tem participado em recitais e concertos um pouco por todo o país, quer a solo, quer em grupos instrumentais ou vocais.
Interpretou a personagem Colas na ópera “Bastien und Bastienne” de Wolfgang Amadeus Mozart, e a personagem Walter na ópera “Os 3 Vinténs” de Kurt Weil. Integrou a produção das óperas “Cosi fan tutte” (Mozart) e “Amor de Perdição” (João Arroyo), produzidas pela companhia Ópera Norte. No âmbito da música sacra, interpretou a personagem Judas na “Paixão segundo S. Mateus” de Johann Sebastian Bach, foi solista no “Te Deum” de Charpentier e no Requiem de Gabriel Fauré. Foi convidado a participar na realização do Requiem de Giuseppe Verdi em São Miguel, Ponta Delgada.
Em 2009, integra como cantor solista, o projecto Ensemble “Joanna Musica” – música dedicada à Princesa Santa Joana - tendo gravado em CD para a editora Numérica. Faz parte ainda do Trio Claminus, como cantor e pianista, e com o qual já apresentou diversos espetáculos e gravou um CD.
Na área da composição, tem escrito várias peças para grupos instrumentais e/ou vocais, de salientar a Oratória de Natal “Porque o Profeta Escreveu” para coro infantil e orquestra, estreada em 2006, em Albergaria-a-Velha, no III Concerto de Natal do Grupo Coral Infantil.
Realizou estudos de Piano com os professores e pianistas Isabel Tavares Ramos, Svetlana Mikhaylischeva, Lúcia Rodrigues, Eduardo Resende, Constantin Sandu e Vitali Dotsenko.
Na área de Canto clássico, estudou com Ângela Alves, António Salgado, Filipa Lã, Joaquina Ly, Fernanda Correia, Alcione Bayer, Pat Macmahon, Laura Sartie, Håkan Haggegår, e Canto não clássico com Margareta Thálen.
Realizou ainda estudos de Jazz, na área de Piano, orientados pelo grupo «Quadratura Jazz», e ainda com João Martins, Óscar Graça e Mário Laginha, tendo abordado improvisação e harmonia Jazz.
Estudou Percussão com Bruno Estima, com quem abordou técnica de bateria, caixa, tímpanos e marimba.
Estudou ainda flauta transversal com o Professor Doutor Alexandre Andrade.
Ao longo da sua atividade como músico, para além da música erudita, integrou ainda diversos grupos de música ligeira e música sacra, como cantor, organista, flautista, teclista e pianista.
Em 2009 licenciou-se em Música na Universidade de Aveiro, área vocacional de Canto, na classe do Professor Doutor António Salgado, e realizou o Mestrado cuja tese era “Novas tecnologias no ensino do Canto” sob orientação da Professora Doutora Filipa Lã.
Atualmente é professor de Canto e de Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Águeda.

Nuno Silva
Trompete, Oi.E de Sopros e Orquestra Ligeira

Nuno Silva
Nasceu em 1986, sendo natural de São João de Loure (Albergaria-a-Velha).
Iniciou os seus estudos musicais em trompete no Conservatório de Música de Águeda, na classe do professor Manuel Nunes, tendo completado o Curso Básico nesta escola.
Em 2003 é admitido na Escola Profissional de Música de Espinho, onde conclui em 2006 o Curso de Prática Orquestral na classe do professor Sérgio Charrinho. Nesse mesmo ano é admitido na Universidade de Aveiro, na Licenciatura em Música, performance em trompete, na classe do professor Jorge Almeida.
Participou em masterclasses de trompete com John Aigi Hurn, António Quitalo, Alfredo D´Áddona, Leonardo Mendez, Jorge Almeida e Hakan Hardenberger; e masterclasses de Jazz com Mário Laginha, Óscar Graça, João Martins, Tomás Pimentel e Carlos Azevedo.
Tocou em diversas orquestras de Jovens, tais como: Orquestra de Jovens do Concelho de Águeda, Banda Sinfónica da Bairrada, Orquestra e Banda Sinfónica da Feira, Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho, Estágio Nacional de Orquestra APROARTE, Estágio Internacional de Arte Orquestral AIDIMOS.
Como freelancer já tocou em diversas Orquestras profissionais, nomeadamente: Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica de Espinho e Orquestra Clássica do Centro.
Já actuou tanto em território nacional como no estrangeiro, sendo de referir: Suiça, Espanha, Alemanha, França, Eslovénia, Brasil, Estados Unidos da América e Holanda.
Foi 1º classificado em Trompete e Formação Musical nas Olimpíadas de Música do Conservatório de Música de Águeda, e 3º classificado na categoria sénior em trompete no Concurso “Terras de La Salette”.
Atualmente é professor de Trompete e Classe de Conjunto no Conservatório de Música de Águeda.

Óscar Saraiva
Clarinete e Orquestra de Sopros

Óscar Saraiva
Iniciou o seu percurso musical aos 7 anos de idade como aprendiz de clarinete. Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro, a Escola Profissional de Música de Espinho e a Universidade de Aveiro, de onde detém a Licenciatura em Clarinete Performance, o Mestrado em Ensino de Música – variante Clarinete, e o Mestrado em Performance – Direção de Orquestra de Sopros. Em 2017 frequentou ainda o 1º ano de Doutoramento em Direção de Orquestra de Sopros na mesma Universidade, e detém também um certificado de Pós-Graduação em Direção (HaFaBra Conducting), tendo sido aluno do Conservatorium Maastricht - ZUYD (Holanda) de 2020 a 2022.
Como clarinetista, colaborou com a Orquestra Clássica de Espinho, Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra APROARTE, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra de Sopros da Póvoa de Varzim, Banda Sinfónica de Santa Maria da Feira, Banda Sinfónica da Bairrada, entre outras. Já orientou diversos workshops e masterclasses de Clarinete e Música de Câmara, e atuou em países como Portugal, Brasil, Espanha, Luxemburgo, Áustria, França e Alemanha. Na sua carreira docente já lecionou Clarinete e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Aveiro, Conservatório de Música David Sousa, Conservatório Filarmónica União Oliveira do Bairro e na Escola de Artes SAMP.
Relativamente à Direção de Orquestra, em 2016 foi maestro-assistente na Sinfonia nº 2 de Gustav Mahler, dirigindo os ensembles off-stage da Orquestra Filarmonia das Beiras. Em 2018 e 2019 dirigiu a integral da cantata “Carmina Burana” de Carl Orff, com a participação conjunta de centenas de músicos e coralistas e os solistas Isabel Alcobia (soprano), Pedro Rodrigues (tenor) e Rui Baeta (barítono). Em 2017 foi o Maestro-convidado do 2º Estágio de Orquestra Juvenil OF12 – Travassô (Águeda). Em 2018 e em 2021, a convite da Banda Sinfónica Portuguesa, dirigiu os ensaios de leitura de obras contemporâneas selecionadas para as semi-finais dos VI e IX Concursos Nacionais de Composição BSP. Foi também o Maestro-convidado do IV Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão do Conservatório Regional de Música de Ferreirim (Abril 2019), Maestro-convidado para o 1º Estágio / Formação de Orquestra de Sopros e Percussão do Município de Madalena - Ilha do Pico - Açores (Abril 2019), Maestro-convidado para o 1º Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão de Covões - Cantanhede (Abril 2022), Maestro-convidado a dirigir o concerto de encerramento do 10º Encontro Nacional de Violas d’Arco, em Águeda (Maio 2019) com a participação de centenas de estudantes de todo o país, e Maestro-convidado nos VII e VIII Estágios de Verão da Academia Artística do Município de Tábua (Julho 2022/Julho 2023).
Como Maestro, em concertos, masterclasses ou outros eventos, teve a oportunidade de dirigir a Banda Sinfónica do Exército, a Banda Sinfónica Portuguesa, a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro, a Orquestra de Sopros da Escola Superior de Música de Lisboa, a Orquestra Sinfónica do Conservatório de Música do Porto, a Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa, a Orquestra de Sopros da Escola Profissional Metropolitana, a Orquestra de Sopros do Médio-Tejo, a Banda Militar do Porto, a Banda Amizade – Banda Sinfónica de Aveiro, o Chamber Ensemble do Royal Northern College of Music (Manchester-Inglaterra), a Sinfonisches Jugendblasorchester Baden-Württemberg (Alemanha), Ensembles de câmara da ESMAE, a Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Águeda, a Banda da Escola de Música da Quinta do Picado e a Sociedade Musical Alvarense – Banda Alvarense, entre outras formações instrumentais. Foi também diretor artístico e coorganizador de várias edições de Workshops de Instrumento, Música de Câmara e Direção de Orquestra, em Aveiro e em Águeda.
Tem várias entrevistas/publicações efetuadas, nomeadamente para a Sociedade Filarmónica Ermegeirense (Portugal) – “Filarmónicas à Conversa #1” – sobre a carreira de Maestro e Músico - com Maestrina Débora Bessa e Maestro Renato Tomás (Maio 2020); para IFES - Instituto Federal do Espírito Santo (Brazil) – “O Papo é Música” - sobre a carreira de Maestro e Músico, e também acerca da reflexão crítica sobre Bandas e Orquestras de Sopros não-profissionais e seus contextos, mediado pelo Maestro Frances Serpa e Maestro António Seixas (Outubro 2020); para a Rádio do Baixo Vouga sobre a carreira de Maestro e Músico (Março 2021); é detentor da Dissertação de Mestrado em Ensino de Música, pela Universidade de Aveiro - “A Experiência em Orquestra Ligeira: contributos para o desenvolvimento pessoal e curricular” (2014); e da Dissertação de Mestrado em Música Performance – Direção de Orquestra de Sopros, pela Universidade de Aveiro - “Utilização de Meios Eletrónicos em Orquestra de Sopros” 2020).
O seu percurso na Direção foi bastante influenciado pelas masterclasses e aulas de Direção que teve com Ivan Meylemans, Jean-Marc Burfin, Douglas Bostock, Felix Hauswirth, Mark Scatterday, Donald Husberger, Clark Rundell, Johan de Meij, Shannon Kitelinger, Mark Heron, Morten Wensberg, Jon Malaxetxebarria, Craig Kirchhoff, Pedro Neves, Jean Sebastien Bereau, André Granjo, Robert Houlihan, Vasco Negreiros e José Ignacio-Petit. Assumem particular relevo as várias masterclasses em que participou, após seleção entre maestros de todo o Mundo, no Royal Northern College of Music (Manchester-Inglaterra), escola de renome mundial. É também membro da WASBE – World Association for Symphonic Bands & Ensembles.
Atualmente é Professor de Clarinete e de Orquestra de Sopros no Conservatório de Música de Águeda, e Maestro e coordenador pedagógico da Sociedade Musical Alvarense - Banda Alvarense (Águeda).

Pedro Boia
História da Cultura e das Artes

Pedro Boia
Realizou estudos musicais no Conservatório de Música do Porto e no Koninklijk Conservatorium Den Haag - Conservatório Real de Haia (Países Baixos), em Viola d’Arco, Teoria, Música Antiga e Ensino de Música.
Estudou Musicologia como académico visitante na Universidade de Cambridge, e doutorou-se em Sociologia da Música na Universidade de Exeter (Reino Unido).
Foi bolseiro de pós-doutoramento no CIPEM/INET-md, lecionando também na Escola Superior de Educação (ESE) e na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto, e participou em projetos de investigação, sendo autor de várias publicações científicas.
É investigador no CIPEM/INET-md.
Completou uma pós-graduação na área de Ciências da Educação na Universidade de Exeter, e estudou Sociologia na Universidade do Porto (licenciatura) e na Universidade de Coimbra (mestrado).
É membro do Editorial Board da revista científica Music and Arts in Action.
Realizou mestrado profissionalizante em Ensino de Música - História da Música, na Universidade de Aveiro, cujo projeto educativo (dissertação) se focou na Performance e Aprendizagem Experiencial na disciplina de História da Música.
Atualmente é docente de História da Cultura e das Artes no Conservatório de Música de Águeda.

Ricardo Toste
Formação Musical e Órgão

Ricardo Toste
Nascido em 1986, natural da Ilha Terceira (Açores), iniciou os seus estudos em órgão com António Duarte.
Em 2006, ingressa na Universidade de Aveiro no curso de Licenciatura em Música, sob orientação de Domingos Peixoto e Edite Rocha.
Frequentou masterclasses de órgão com Louis Robilliard e Edite Rocha na Universidade de Aveiro.
É organista da Sé Catedral de Angra do Heroísmo desde Dezembro de 1999.
Realizou concertos em Aveiro na "Temporada de Órgão do Ciclo Buxtehude" em 2007, "Momentos Musicais" do Museu de Aveiro, e "Festival Internacional de Órgão de Lisboa" em 2006 e 2007 na Igreja Evangélica Alemã.
Participou num dos concertos que englobam a obra integral de Olivier Messiaen, atividades realizadas na Sé Catedral de Lisboa.
Tocou com o Orquestra Filarmonia das Beiras, obras como "Paixão Segundo São Mateus" de Johann Sebastian Bach, "Oratória de Natal" e "Oratória de Páscoa" também do mesmo compositor.
Possui Mestrado em Formação Musical para o Ensino Vocacional, pela Universidade de Aveiro.
Atualmente é docente de Formação Musical e Órgão no Conservatório de Música da Bairrada, docente de Órgão no Conservatório de Música de Coimbra, e docente de Formação Musical e Órgão no Conservatório de Música de Águeda.

Rita Pereira
Saxofone

Rita Pereira
É licenciada em Saxofone pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, e mestre em Ensino da Música pela Universidade de Aveiro.
Frequentou diversas masterclasses/cursos de aperfeiçoamento técnico de performance instrumental, com músicos conceituados como António Filipe Belijar, Henk Van Twillert, Arno Bornkamp, Fernando Ramos, Gerard Mcchrystal, Jean Yves Fourmeau, Gary Smulyan, Mário Marzi, Claude Delangle, Ties Mellema, Alfonso Padilha, Jean Marie Londeix, entre outros.
É membro fundadora do grupo de música de câmara, ElleQuartet.
Colaborou com a Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Filarmonia das Beiras, Banda Sinfónica Portuguesa, Banda Sinfónica ARMAB, Orquestra Portuguesa de Saxofones, Ensemble Vento do Norte, FLUX Ensemble, entre outras formações. Apresentou-se a solo com a Orquestra Filarmonia das Beiras, com a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, Banda Militar do Porto, Big Band da ESMAE, Sociedade Musical Alvarense, Orquestra de Sopros do Conservatório de Música de Águeda, e com a Banda Sinfónica ARMAB.
Em Orquestra, tocou sob a batuta de maestros de renome internacional como Jan Cober, José Rafael Pascual Vilaplana, Douglas Bostock, Henrie Adams, Vicente Soler Solano, Miguel Sanz Madrid, Miguel Moreno Guna, Jan Van Der Roost, Rafa Agulló, Martin André, Pedro Neves, Cesário Costa, entre outros.
Obteve prémios em vários concursos onde se destacam, o 1º prémio no Concurso “Terras de La Salette”, na categoria sénior em 2010; o 1º prémio no “Concorso per Giovanni Interpreti Cita di Chieri”, na categoria de música de câmara em 2009; o 3º Prémio no Concurso “Terras de La Salette” em 2008; o 1º Prémio no II Concurso “Terras de La Sallete” e o 2º Prémio no 2º Concurso Internacional de Saxofone “Victor Santos”, em Palmela em 2007, e foi finalista no Prémio Jovens Músicos da RDP - Saxofone nível médio em 2006.
O seu trabalho como docente de Saxofone concentra-se na Escola de Artes da Bairrada desde 2010, e no Conservatório de Música de Águeda desde 2016, sendo também solicitada para algumas Masterclasses.
Paralelamente, a sua performance artística é variada, e colabora regularmente com a Banda Sinfónica Portuguesa desde 2007, com a Banda Sinfónica ARMAB desde 2015, assim como se apresenta em concertos com distintos grupos de música de câmara e projetos artísticos socioculturais.

Sandra Morais
Iniciação Musical, Coro Allegrus e M.C.A.

Sandra Morais
Natural de Aveiro, iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade na Escola de Música da Tuna de Santa Joana, sendo elemento do seu Coro e membro fundador do Coro de Câmara “Capella Antiqua”.
Prosseguiu a sua formação académica no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, onde ingressou na classe de técnica vocal e repertório de Maria Ana Fleming, terminando o curso de Canto com elevada classificação.
Desde então, continuou os seus estudos de Canto com Margarida Reis, com Claire Vangelisti, Pat Mcmahon e Isabel Alcobia.
Enquanto elemento do Grupo Vocal da Fundação Cupertino de Miranda/Orquestra do Norte, canta e representa na Ópera Don Pasquale de Gaetano Donizetti, canta a parte coral da 9ª Sinfonia de Ludwig Beethoven, canta e representa a Ópera "As Bodas de Fígaro" de Wolfgang Amadeus Mozart, "Tosca" de Giacomo Puccini, a Ópera "Inês de Castro" de Persiani, "La Traviata" de Giuseppe Verdi, o "Stabat Mater" de Antonín Dvorak em Coimbra integrado na "Coimbra Capital Nacional da Cultura 2003" e a "Missa de Requiem" de Wolfgang Amadeus Mozart.
Enquanto aluna da Universidade de Aveiro/Orquestra Filarmonia das Beiras, canta e representa o Musical "O Mundo Mágico da Bela e do Monstro" no papel de Armário, "Flauta Mágica" de Wolfgang Amadeus Mozart, no papel de 3ª dama, "Orfeu nos Infernos" de Offenbach, no papel de Juno, Don Giovanni de Wolfgang Amadeus Mozart, no papel de D. Ana, "Carmen" de Georges Bizet, no papel de Cármen, "Maria do Mar", obra cinematográfica para orquestra e piano, "Suor Angélica" no papel de Suor Genovieffa, e "Gianni Schicchi" no papel de Nella, ambas de Giacomo Puccini.
Trabalhou com os maestros Ferreira Lobo, Armando Vidal, Felix Carrasco, António Vassalo Lourenço, Vasco Azevedo e Ernesto Coelho, tendo trabalhado em ópera com os encenadores Tim Colman, Carlos Avilez, Norma Silvestre, Carla Lopes, Mário Moutinho e Ms. Carlen Graham.
É membro fundador do grupo de música antiga “Capella Antiqua” (2002), sob a direção do Professor António Mário Pinto da Costa.
Integrou o grupo de teatro experimental “Acert” de Tondela, como flautista e vocalista.
Em 2009 participou na Gala Comemorativa dos 50 anos do Hospital de S. João, e em 2010, na gala de lançamento do CD “Metamorfoses” da cantora Yolanda Soares. Nesse mesmo ano, assumiu a direção do Coro da Casa do Povo do Troviscal (função que manteve até 2020) e foi também maestrina do Coro Juvenil de Santa Joana.
Desde 2013 desenvolve trabalho com crianças em instituições de cariz social, utilizando a música para promover o desenvolvimento sensorial e motor.
Entre 2014 e 2020 foi maestrina e responsável artística do grupo coral “Recanto” de Fermentelos.
Em 2015 criou e passou a orientar o projeto “BebéMusa”, focado na estimulação musical de bebés.
Ao longo da sua carreira, tem-se destacado pela sua capacidade de criar projetos inovadores, pela forte ligação aos alunos e pelo uso da música como ferramenta educativa e de inclusão social.
Em 2015/2016 concluiu o Curso de Licenciatura em Ensino de Música (Canto), na Universidade de Aveiro, e em 2021/2022 concluiu o Mestrado em Canto na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.
Atualmente é docente de Técnica Vocal e Flauta Transversal (Iniciação) na Escola de Música e Artes de Aveiro - Musa, de Técnica Vocal/Canto no Conservatório de Música da Bairrada, e de Iniciação Musical e Classes de Conjunto no Conservatório de Música de Águeda.

Sérgio Brito
Piano e Instrumento de Tecla

Sérgio Brito
Nasceu em Coimbra em 1979. Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos com seu pai na Casa do Povo de Águeda, e posteriormente com o compositor Capitão Amílcar Morais na Orquestra Filarmónica 12 de Abril (Travassô - Águeda).
Ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em 1992, onde concluiu o Curso Complementar de Piano, com a classificação de 18 valores, na classe da Professora Helena Galante.
Ganhou 1ºs e 2ºs prémios em Concursos de Piano e realizou recitais a solo e em música de câmara em vários pontos do país.
Frequentou vários cursos de técnica e interpretação pianística com Helena Sá e Costa, Álvaro Teixeira Lopes, Jorge Moyano, Jaime Mota, Miguel Borges Coelho, Vitalij Dotsenko (Rússia), Andrezj Pikul (Polónia), Constantin Sandu (Roménia) e Aquilles delle Vigne (Argentina); na área de música de câmara, trabalhou com Olga Prats, António Chagas Rosa, Fausto Neves e José Pereira de Sousa; na área de Direção Coral, estudou com José Robert, António Vassalo Lourenço, Paulo Lourenço, Vasco Negreiros, Pedro Teixeira, Gonçalo Lourenço, Teresita Gutierrez, Sérgio Fontão e Luís Bragança Gil; Canto e Técnica Vocal com Joaquina Ly; Canto Gregoriano com Alberto Medina de Seiça, Idalete Giga e João Luís Ferreira; Harmonia com Samuel Pinto; e Direção de Orquestra com Cesário Costa.
É Licenciado em Ensino de Música pela Universidade de Aveiro, área específica de Piano, com a classificação de 18 valores, na classe do Prof. Álvaro Teixeira Lopes.
Frequentou o Mestrado em Música, na área de Direção Coral, na Universidade de Aveiro, na classe dos professores António Vassalo Lourenço e Vasco Negreiros, tendo concluído as disciplinas de Coro e Direção com 20 valores.
Foi professor no Conservatório de Música de Coimbra (2001-2009), Conservatório de Artes e Comunicação de Oliveira do Bairro (2009-2010) e Escola de Música da Casa do Povo de Águeda (1994-2003).
Dirigiu o Coro Misto do Orfeão de Águeda (1999-2005), Pequenos Cantores de Barrô (2013-2014) e o Orfeão de Barrô (2005-2021).
Atualmente, é professor de piano no Conservatório de Música de Águeda, onde desempenha também funções diretivas, desde 2002, acumulando ainda o cargo de coordenador pedagógico da Escola de Música da Casa do Povo de Águeda, desde Outubro de 2021.
É maestro fundador do Coro Misto da Delegação de Águeda da Cruz Vermelha Portuguesa, desde Abril de 2006, e maestro da Orquestra Juvenil da Casa do Povo de Águeda, desde 2013.
Paralelamente à sua carreira docente, já realizou centenas de concertos e espectáculos por todo o país e estrangeiro, bem como gravações para a rádio e televisão, na qualidade de músico e maestro.

Sónia Valente
Formação Musical

Sónia Valente
Nasceu em Aveiro em 1981.
Em 1990, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian (CMACG), na classe de violoncelo da professora Isabel Boiça.
Entre 2002 e 2007, frequentou a Licenciatura em Música - vertente Teoria e Formação Musical – na Universidade de Aveiro, tendo estagiado no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian (CMACG) sob orientação dos professores Emanuel Pacheco e Vasco Negreiros.
Lecionou na Escola de Artes do Norte Alentejano (Portalegre), na ArtEduca (Vila Nova de Famalicão), Conservatório de Música da Jobra, Academia e Escola Profissional de Música de Espinho, Academia de Música de São João da Madeira e Conservatório de Música do Porto. Foi professora e Diretora Pedagógica da Academia de Música ARMAB.
Atualmente, leciona no Conservatório de Música de Águeda e no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro (CMACG).

Telma Gomes
Trompa

Telma Gomes
Iniciou os seus estudos musicais aos 12 anos na Escola de Música da Banda Alvarense, tendo ingressado no mesmo ano no Conservatório de Música de Águeda na classe de trompa dos professores Joaquim Vidal Santos e Rúben Silva, onde concluiu o 4º grau.
Em 2010 foi admitida no Curso Profissional de Instrumentista de Sopro e de Percussão no Conservatório de Música da Jobra, na classe da professora Ana Duarte.
É licenciada em Música - Trompa pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe dos professores Abel Pereira e Bohdan Sebestik, e Mestre em Ensino da Música pela referida escola e pela Escola Superior de Educação do Porto.
Participou em diversas masterclasses com Stefan Dohr, Rodolfo Epelde, Thomas Hauschild, Gabriele Amarù, Jeff Nelsen, Jasper de Waal, Arkady Shikloper, Jonathan Luxton, J. Bernardo Silva, Abel Pereira, Hélder Vales, Hélder Carneiro, Ricardo Matosinhos, Nuno Costa, Rodrigo Carreira, entre outros.
Colabora regularmente com Orquestra Gulbenkian, Remix Ensemble da Casa da Música, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Neue Philarmonie Munchen, Orquestra Joven Sinfonica de Galicia, Orquestra Sinfonietta da ESMAE, entre outras, tendo trabalhado com maestros como Susanna Mälkki, Lorenzo Viotti, Hannu Lintu, Robert Ziegler, Baldur Bronnimann, Olari Elts, Peter Rundel, Alberto Zedda, Ernst Martínez-Isquierdo, Adrian Prabava, Sebastian Perlovwski, Yoel Gamzou, Jan Milosz Zarzycki, Ernst Schelle, Bart Bouckaert, José Eduardo Gomes, António Saiote, Pedro Carneiro e Joana Carneiro.
Venceu o 1º Prémio no "Concurso Internacional Terras de La Salette" na Categoria Júnior em 2014. Foi semifinalista do concurso "Prémio Jovens Músicos" (2017) na Categoria Superior. Foi também finalista do "Concurso Internacional de Música de Cámara Antón García Abril" em Baza (Granada) com o Sexteto Ibérico.
Foi membro do Ensemble de Metais "Massive Brass Attack" com o fundador e diretor musical Sérgio Carolino. Com este ensemble trabalhou com maestros e solistas como Tuomas Turriago, Paul Terracini, James Thompson, Jeff Nelsen, Tom McCaslin, Nimrod Ron e Daniel Markovich.
Atualmente é docente de trompa no Conservatório de Música da Bairrada e no Conservatório de Música de Águeda.

Teresa Raminhos
Piano

Teresa Raminhos
Natural de Coimbra.
Iniciou os estudos musicais aos cinco anos, na Escola de Música “Pianola” em Águeda, na classe da Professora Maria Luísa Serra.
No ano letivo 1992/1993, ingressou no Conservatório de Música de Aveiro, passando a frequentar a classe da Professora Isabel Canelas, até ao 3º Grau. Durante os anos de estudo no Conservatório fez parte da “Big Band” e realizou acompanhamentos das Classes de Contrabaixo, naquela Instituição. Concluiu o Curso de Piano do Conservatório de Música de Aveiro, na classe da Professora Regina Castro, com 18 valores.
Concorrente a Concursos de Piano do Conservatório de Música de Aveiro, aí obteve vários prémios, sobressaindo:
1997 – 2º Prémio, Categoria B;
1998 – 2º Prémio ex-aequo, Categoria A, e Prémio Peça do Século XX;
1999 – Menção Honrosa, Categoria A;
2001 – 1º Prémio – Categoria A, e Prémio para a Melhor Interpretação da Peça do Século XX (ex-aequo).
Foi participante em Cursos de Piano regidos pelos Professores Álvaro Teixeira Lopes, Jaime Mota, Constantin Sandu, Fausto Neves, Carola Grindea, Adam Wodnicki, Nadia Lasserson, Nancy Lee Harper, Diane Andersen, Jaime Mota, Vitali Dotsenko, Roy Howat, Jorge Moyano, Alberto Portugheis, Luíz de Moura Castro, Pierre Réach, Vitaly Margulis, Niklas Sivelov e Barbara Moser.
A nível de Música de Câmara trabalhou com os Professores Chagas Rosa, Fausto Neves, Jaime Mota, Olga Prats e Gwendolyn Watson.
Recebeu ainda aulas particulares da Sra. D. Helena Sá e Costa.
Participou no Festival Internacional e Curso de Piano "Celebrando Grandes Pianistas" (edições 2001, 2002, 2003 e 2004), Academia de Verão 2004 - Música no Alto Minho, Semana Internacional de Piano de Óbidos 2004 e 2005, Performa "Encontros de Investigação em Performance" e Austrian Master Classes 2005.
Frequentou um Curso de Harmonia ao Teclado/Improvisação orientado por Amílcar Vasques Dias. Orientada pela Mestra Helena Caspurro, frequentou um Seminário sob o tema “Música: Compreender Improvisando” e, com José Geraldo, um outro seminário intitulado “O Corpo e a Interpretação – Como estar em palco”. Em 2006, participou numa formação sobre Pedagogia e Técnica Pianística, orientada pelo Professor Fausto Neves. Em 2007, frequentou o Curso de Formação Profissional Alexander Technique orientado pela Professora Patrícia Gavinho. Em 2008, participou num Seminário de Postura, orientado pelas Fisioterapeutas Tânia Pinho e Helena Ribeiro, e um Seminário sobre "Ansiedade na Execução Musical", sob a orientação do Prof. Dr. Diogo Pais.
É membro da EPTA, desde 2001, assistindo regularmente aos Congressos organizados pela mesma.
Em 2004 recebeu da Universidade de Aveiro uma Bolsa de Mérito.
Realizou, em 2005, uma gravação em directo para a Antena 1.
Trabalhou durante algum tempo como acompanhadora do Coro de Santa Joana, com quem gravou um CD. Também já acompanhou a Orquestra de Câmara de Jovens de Aveiro. Foi membro da Associação Cultural de Recardães, como soprano e como Acompanhadora. Trabalhou como acompanhadora na Academia de Bailado Clássico em Aveiro, no ano lectivo 2000/2001. Foi membro do Coro Complementar do Conservatório de Música de Aveiro, dirigido pelo Professor Emanuel Pacheco, durante vários anos, efectuando concertos por várias localidades do País.
Participou como pianista no Magnificat de Berio, para 2 Sopranos, Coro Misto, Sopros, 2 Pianos e Percussão, dirigido pelo Prof. Dr. Vasco Negreiros.
Organizou o "Festival de Música Notas Breves", no Conservatório de Música de Aveiro, entre os dias 19 e 26 de Abril de 2006. No mesmo ano, elaborou um concerto temático com o nome "As três séries de Variações para Piano e Violoncelo de Beethoven".
Realizou o I, IV e V níveis do curso de Pedagogia Musical, com o Professor Jos Wuytack.
Participou no Concerto de apresentação e divulgação do CD, com obras do compositor Amílcar Vasques Dias, em 2006.
Concluiu o Curso de Licenciatura em Ensino de Música (Piano), na Universidade de Aveiro, na Classe do Professor Álvaro Teixeira Lopes, no ano de 2006.
Foi Professora na Escola de Música Riff, de Anadia (2005-2006), Conservatório da Guarda (2006-2007) e Conservatório de Seia (2007-2008).
Colabora regularmente com o Orfeão de Barrô, como pianista acompanhadora, tendo efectuado diversos concertos pelo país. Tem realizado também alguns concertos como pianista acompanhadora com o Coro Misto da Cruz Vermelha Portuguesa de Águeda e Orfeão do Paraíso Social de Aguada de Baixo.
Frequenta na Universidade de Aveiro o mestrado em Música, ramo Piano performance.
Actualmente, é professora de Piano no Conservatório de Música da Bairrada, na Academia de Música de Cantanhede e no Conservatório de Música de Águeda.

Vera Alemão
Violino e Viola d'Arco

Vera Alemão
Nascida na ilha do Faial, Açores, Vera Alemão iniciou os seus estudos musicais no Conservatório local. Nos Estágios de Verão da Orquestra Sinfónica Juvenil, realizados em 1995, 1996 e 1997, sob a direcção de Cristopher Bochmann, teve os primeiros contactos com a Música Orquestral.
Em 1997 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra, e tornou-se membro da Orquestra Académica Metropolitana. Tocou sob a direção de vários maestros, tais como: Jean-Marc Burfin, Miguel Graça Moura, António Saiote e Jean-Sebastian Bereau, entre outros, e acompanhou solistas como Paulo Gaio Lima, Gerardo Ribeiro, Elisabete Matos, António Rosado, Miguel Borges, Artur Pizarro, José Carreras e outros.
Colaborou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Filarmonia das Beiras, e Sinfonieta de Lisboa. Participa regularmente em concertos nos Açores.
Participou em Janeiro de 2001, no Festival "La Folle Journée" em Nantes, e na versão Portuguesa de "A Festa da Música" no Centro Cultural de Belém, subordinados ao tema "A Música Russa".
Em Novembro de 2001 ingressou na Orquestra de Câmara de Coimbra, actualmente Orquestra Clássica do Centro, cuja direção musical está a cargo de Virgílio Caseiro, e com a qual tem realizado concertos no distrito de Coimbra e um pouco por todo o país.
Actualmente leciona violino e viola d'arco no Conservatório Regional de Coimbra, na Oficina de Música de Aveiro, na Escola de Expressões "Sons e Símbolos" de Anadia, e no Conservatório de Música de Águeda.